Técnicas de Seleção

Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a prediação do bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.
Iremos abordar de acordo com Chiavenato, cinco grupos de técnicas de seleção, a saber: entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.

Entrevista de Seleção:

A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.
A entrevista é um procedimento preditor do redimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas ( ou mais ) pessoas. A sua duração é habitualmente de 1 hora exceto nos casos em que a função é de menor complexidade. 
A)- Objetivos da entrevista: a entrevista de seleção tem um duplo objetivo. Por um lado, visa dar informação ao candidato acerca do cargo, como por exemplo possibilidade de carreira ou promoções.

B)- Tipos de Entrevista: Quatro tipos:
*Entrevista totalmente padronizada
*Entrevista padronizada quanto ás questões.
*Entrevista diretiva.
*Entrevista nao diretiva.

C)- Fases da Entrevista: De acordo com chiavenato, a entrevista de seleção ocorre em cinco fazes.
A primeira etapa consiste na preparação da entrevista. Trata-se da preparação para o ato da entrevista e possibilita ao entrevistador a comparação entre as características do cargo e o perfil do candidato.
A segunda etapa diz respeito ao ambiente. A preparação do ambiente irá permitir que ruídos ou quaisquer outros aspéctos exteriores interfiram na entrevista. 
A etapa seguinte é o processamento da entrevista. Esta etapa corresponde á entrevista propriamente dita na qual há relação interpessoal entre entrevistador e o entrevistado, onde o primeiro ao fazer as perguntas ao segundo provoca estímulos para que possa estudar a retroação, ou seja,as respostas e reações comportamentais.
A penúltima etapa é o encerramento. Para encerrar a entrevista, o entrevistador deverá fazer um sinal que demonstre que a mesma findou.
A últime etapa consiste na avaliação do candidato. A avaliação deve ser feita logo após o candidato sair da sala, pois a informação sobre este é recente e ainda permanece na memória.

D)- Vantagens e Desvantagens da entrevista:
A entrevista de seleção apresenta como vantagens determinar os requisitos de comunicação e competências sociais dos entrevistados, obter informação adicionais úteis para a tomada de decisão, avaliar a fluência verbal e os conhecimentos dos entrevistados.
Como desvantagens apontadas nomeamos a subjectividade das avaliações, imprecisão e carência de base científica.













Provas ou Testes de Conhecimentos ou Capacidade:

As provas de conhecimentos ou de capacidade são instrumentos que permitem medir o "grau de conhecimentos profissionais e técnicos exigidos pelo cargo" assim como o "grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas".
Estas provas podem ser classificadas quanto á forma como são aplicadas. Sendo assim,podem ser: a) provas orais, ou seja, são provas que se assemelham a uma entrevista mas com a especificidade de as perguntas verbais serem específicas tendo o objetivo de obter respostas verbais também específicas; b) provas escritas, que são as provas aplicadas com perguntas escritas sendo as respostas dadas também por escrito; c) provas de realização, que são provas em que o candidato terá de executar um trabalho ou tarefa uniformemente e com limite de tempo.
Uma segunda classificação das provas de conhecimentos ou capacidade diz reseito a área de conhecimentos abrangidos. Desta forma, as provas são classificadas  em gerais ou específicas. Por último, as provas de conhecimentos ou capacidade podem ainda ser 
classificadas quanto á forma como são elaboradas. Sendo assim, podem ser provas tradicionais, objetivas ou mistas.

Testes Psicométricos:

"Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e estandardizada de amostras do comportamento das pessoas".
Os testes psicométricos focalizam-se sobretudo em aptidões visando determinar em que quantidade elas existem em cada pessoa, baseando-se nas diferenças individuais a nível físico, intelectual ou de personalidade. Os resultados de cada pessoa vão ser posteriormente comparados com padrões de resultado de uma amostra representativa. Desta forma, os testes psicométricos permitem analisar a variância das aptidões de um determinado indivíduo comparando-o com um conjunto de indivíduos que constituem a amostra representativa. 

Testes de Personalidade:

Os testes de personalidade pretendem compreender a personalidade do indivíduo analisando os traços de personalidade inatos e adquiridos, ou seja, os traços determinados pelo caráter e pelo temperamento, respectivamente. Por traços de personalidade entende-se as características que são marcantes na pessoa e que a distingue das outras.

Testes de Simulação:

As técnicas de simulação são aplicadas em contexto grupal sendo portanto técnicas de dinâmica grupal. Baseadas no drama, é reconstruída em palco, no aqui e agora, a situação que se pretende analisar. Nele encontra-se o portagonista, cercado por outras pessoas que eventualmente poderão participar na dramatização. De entre as técnicas de simulação, destaca-se o psicodrama, técnica baseada na Teoria Geral dos Países de Moreno. Nas organizações esta técnica é realizada a par da entevista e dos testes psicológicos. Os candidatos procedem á dramatização de um possível acontecimento do futuro papel a desempenhar na organização.

Resumindo:










 

11 comentários:

  1. adorei a matéria..me ampliou bastante sobre o assunto em questão...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns foi muito útil para meu conhecimento.Obrigada. MS

    ResponderExcluir
  3. Ótimo conteúdo. Sugiro uma correção ortográfica.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, abordagem resumida mostrando os principais pontos do processo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é Prediação???? Está na primeira linha do texto...
      Não achei no dicionário.
      Grata.

      Excluir
  7. adorei a materia e nota milllllllll, #Laura o que ele qiz dizer e predicacao

    ResponderExcluir